terça-feira, novembro 25, 2008

Desmaios por excesso de Passageiros

Um utente fez-nos chegar o relato de vários desmaios devido à redução de oferta de lugares na linha da Póvoa aquando da entrada do novo horário de Setembro, mas também, devido ao aumento de atracção do transportes públicos em virtudedo aumento do preço dos combustíveis.

A maior procura e o atraso da entrada em funcionamento dos Tram-Train, contribuem para a insuficiência de lugares nas horas de ponta, o que motiva excesso de passageiros, e os desmaios verificados.

Também não é aceitável que se abandone sem acompanhamento, um utente em evidente dificuldade numa paragem e nisso, mais uma vez, o Metro revela-se um serviço bem pior que o comboio, já que neste, as estações tinham funcionários que tratavam destes casos que sempre ocorrem.

O Metro tem de prever situações destas e de outras mais difíceis e/ou graves, por forma a actuar de acordo com procedimentos normanizados adequados às situações.

segue o testemunho na primeira pessoa:

"...no dia 3 de Novembro de 2008 no metro normal da linha B com partida da Póvoa de Varzim às 06:39h da manhã.

Entrei na estação de Santa Clara às 06:47h. Como usualmente, a partir desta estação todos os lugares sentados para os passageiros passaram a estar ocupados.

Felizmente para mim neste dia consegui um lugar sentado. Adormeci durante
a viagem e acordei com um estrondo de um jovem de cerca de 20 e poucos anos que caiu desamparado em frente ao meu lugar. Sem me ter percebido do que se tinha passado reagi por instinto abanando-o para ver se despertava, apercebi-me nesse momento que deveria ter desmaiado, entretanto outros passageiros aproximaram-se e foi accionada a alavanca de emergência.

O metro
parou na estação de Custóias. Entretanto o passageiro ganhou novamente sentidos e o condutor do metro surgiu no local para se informar do que se passava. Fez uma chamada telefónica (não sei para quem), e convidou o passageiro a apanhar ar fresco fora da carruagem.

O condutor deslocou-se novamente para a cabine de
condução e arrancou o metro deixando o passageiro SOZINHO na estação de Custóias! Este comportamento não me pareceu de todo normal! No espaço de 1 semana vi 2 pessoas desmaiadas no metro deste horário, outros passageiros que o utilizam todos os dias, referiram que já era o terceiro desmaio no espaço de uma semana. Sendo um trajecto onde o destino da maioria dos passageiros é a estação da Trindade não me parece correcto os passageiros terem de pagar um título de viagem que lhes fornece condições tão precárias para viajar.

Note-se que numa viagem de dura 65 minutos,
haverá passageiros sem lugar sentado, no mínimo durante 47 minutos (entre a estação de Santa Clara e a estação da Trindade). Em termos percentuais equivale a 72,3% do tempo total da viagem ser feita por muitos passageiros em pé.

Existindo nesta linha um total de 35 estações os passageiros que entram em 23 destas estações (entre santa clara e trindade) nunca terão oportunidade de se sentarem.

O relato que refiro é de um metro normal, no caso do expresso
(com partida às 06:54h da Póvoa de Varzim) ainda é pior, pois todos os passageiros que entram na estação de partida são suficientes para ocuparem TODOS os lugares sentados! Razão que me leva a optar pelo metro normal prescindindo de alguns minutos preciosos de sono, para que possa ter maior probabilidade de ocupar um dos tão procurados lugares sentados.

Acho um exagero comprar um passe mensal por 57,90€ que não me garante um lugar sentado na grande maior
parte das minhas viagens."


TRAM-TRAIN já em testes


Foram prometidos para o início de Setembro, aquando da entrada dos horários de inverno, mas ainda não entraram ao serviço e já estamos em Dezembro.

Diz-nos agora a empresa do Metro que estão em testes e que circulam à noite.

Foram reclamados pela CULP para que se remendasse o ero histórico de substituir as automotoras por um 'eléctrico' urbano numa linha suburbana.

Estas viaturas são mistas, no sentido que têm características de eléctrico (TRAMway) e de comboio (TRAIN) de onde driva o seu nome técnico TRAM-TRAIN. Têm assim mais lugares sentados, mais velocidade de ponta e maior capacidade de passageiros.

Não têm casa de banho, como seria de esperar numa linha que tem nas localidades de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, parte significativa dos seus utentes, o que faz com que a permanência destes utentes seja superior a 40 minutos nas suas deslocações diárias para o Porto.

Uma das grandes dúvidas destas viaturas é a existência ou não de prateleiras na parte superior lateral das viaturas, tal como tem as comionetas e comboios, e que muito contribui para o conforto dos passageiros, já que aí podem colocar as pastas e mochilas, ocupando menos espaço quando em pé, e sobretudo permitindo descansar, ler e até trabalhar sem o incómodo de volumes sobre as pernas, quando sentados.

Por fim, espera-se que seja possível encurtar significativamente o tempo de viagem, objectivo que está muito comprometido pela excessivo número de viaturas que circula entre a S.ª da Hora e a estação do Estádio Dragão.

Que entrem em funcionamento rapidamente, que os utentes da Póvoa agradecem e deles estão muito necessitados.

As características do veículo podem ser consultadas na página do Metro