terça-feira, fevereiro 21, 2006

Breve viagem ao passado

Não encontrei fotografia das maravilhosas máquinas que circularam na época a que se reporta a última notícia, mas encontrei este desenho técnico de uma locomotiva (de entre outros modelos possíveis) no sítio dos Maquinistas que entrou ao serviço em 1907 na ex-Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal.Para terminar esta breve viagem pela memória, em 1974 ainda circulamos por locomotivas e carruagens como as que estão presentes no Museo Vasco del Ferrocarril de Azpeitia e que lhe mostramos alguns exemplares.

Aqui no museu, no momento da partida para uma pequena viagem de 3 kilómetros. No dia a dia, a sua cor era menos brilhante e aproximava-se mais da cor do fumo.

Uma das carruagens típicas, com a plataforma exterior onde muitas vezes viajamos por superlotação mas também por opção. Eram chamadas do 'FAR-WEST' por aparecerem muito nesse género de filme, contemporâneo com a introdução do comboio na América.

Finalmente, um comboio que circulou na linha da Póvoa, cedida pela CP ao Museu Vasco. A legenda da galeria virtual do Museu diz que circulou até 1986, mas não na linha da Póvoa, talvez em circuitos turísticos numa linha estreita, talvez do Tua?



Sem comentários: