terça-feira, fevereiro 21, 2006

PRETO NO BRANCO: Comboio bate Metro!


Pois é. Para aqueles que ainda não acreditam que um METRO moderno, mais ligeiro que o comboio, com maior capacidade de aceleração não consiga fazer melhor que o comboio de 1976, e sobretudo para quem não acredita no tempo feito pelo comboio, aqui fica a prova:






da Póvoa ao Porto-Trindade em 53m.









do Porto-Trindade à Póvoa em 50 minutos.



A diferença de 3 minutos explica-se pela necessidade de fazer esperas nos cruzamentos, uma vez que a linha era única.

Aquele símbolo parecido com a sinalética da indicação de exploração de minas dos mapas, quer dizer que a composição só se efectua nos dias de semana (de trabalho, antigamente, agora...).

Podem reparar que a CP, desenhou para os seus utentes que permanecem mais tempo no comboio e que são aqueles que viajam entre os extremos da linha, e que simultaneamente enchem as viaturas, um serviço que visa encurtar o tempo de viagem, eliminando apeadeiros que não encaixam naquele 'perfil' de utente, pois que não são destino nem origem dos mesmos.

Os restantes utentes não são prejudicados, pois que eles também tinham outra oferta dedicada, designadamente as composições Porto-Trindade/S-ª da Hora e Porto-Trindade/Vilar do Pinheiro, composições que paravam em todos os apeadeiros.

Isso é o que faz qualquer gestão moderna, adequar o seu 'produto' à procura/necessidade.



A empresa Metro do Porto faz ao contrário.

Numa atitude autista e arrogante, não parece interesada em aprender com a experiência da CP e dos utentes, e anuncia que a futura linha directa do metro, não pára em Mindelo e Vilar do Pinheiro, no concelho de Vila do Conde, utentes que fazem a viagem mais longa, mas sim em todas as paragens, e são mais 6 (Sete-Bicas, Viso, Ramalde, Francos,Carolina Michaelis e Lapa) da S.ª da Hora ao Porto --precisamente o contrário do que seria de desejar, pois compromete os ganhos alcançados na parte inicial ao suprimir paragens.

Acresce que os utentes que lotam estas viagens, são trabalhadores do comércio, de empresas e serviços da Administação Pública situadas na baixa, traablhadores de Gaia estudantes do Pólo Universitário II, na Asprela, que têm ainda de esperar e tomar a linha Amarela.

Aqueles utentes que pretendem dirigir-se para paragens não servidas pelo transporte rápido, podem apear-se na S.ª da Hora onde têm 13 veículos por hora (frequência de 4,6 minutos e uma espera média de 2,3 minutos) que os levarão à paragem pretendida.

Mas fazer entender isto àqueles iluminados do Metro...

E repararam naquela precisão londrina de acertarem precisamente nos 53 minutos do comboio?

Se a ideia era impedir que se dissesse que o comboio era mais rápido, falharam, pois como está factualmente provado no horário acima, o comboio fazia 50 minutos.

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