quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Há um século:

do Porto à Póvoa em 67 minutos!!!



Esta relíquia deveria cobrir de vergonha os responsáveis do Metro.

Em 1907, o vetusto comboio, a carvão, poliçando no arranque com as rodas metálicas nos carris, fazendo faíscas, arrastando toneladas de ferro, madeira, água e carvão, parando em cada uma das 9 paragens, pelo menos 30 segundos, sendo o normal 1 minuto, na linha única e por isso com cruzamentos (2 neste caso) no seu percurso, fazia o trajecto em 1hora e 7 minutos!!!

Nesta altura, a linha terminava na Boavista, e tinha o comprimento de 27,9 km, ora feitas as contas,...

se anda 27,9 km em 67 minutos, quanto anda em 1 hora?

em 60 minutos anda ....... 27,9 * 60 / 67 = 24,9 km/h

uma excelente velocidade comercial (com paragens e 2 cruzamentos) de 24,9 km/h se comparada com a do moderno Metro, um século e 500 milhões de contos --sim de contos-- depois.

a velocidade comercial da linha B é de 28 km/h ( veja aqui )

um ganho de velocidade miserável de 3 km/h.

Não estamos a fazer a apologia do regresso a esse transporte obviamente, estamos a fazer um libelo acusatório ao desbaratar dos dinheiros públicos, da incompetência, da irresponsabilidade, de quem interveio na decisão de converter um transporte de características e exploração suburbana, em uma linha de metro urbano, que além de servir as cidades de Vila do Conde e Póvoa de Varzim com cerca de 20.000 eleitores cada, serve e percorre freguesias com populações com pouco mais de 2.000 eleitores, algumas mesmo com menos.

As palavras são contidas para não ferir susceptibilidades, mas não devem ser mentirosas: é um escândalo.

- - - - - -
Esta relíquia foi-nos indicada pelo Fernando Vilarinho e é a página 14 do “Itinerário dos Comboios”, nº 60, de 1907, disponível na biblioteca digital do web site “O Comboio”, também disponível no blogue: rotacaodifusa

Obrigado Vilarinho.

7 comentários:

Anónimo disse...

É o "progresso"...a andar para trás...HAHAHAHAHAAHAHAH O METRO está a caminho do lucro (a este andar). Enquanto houver "utentes" eles não mudam uma palha. A "alternativa" era arranjar transportes alternativos aos METRO a preços mais convidativos. Ou fazer zelo ao METRO. Os Utentes da linha da Póvoa NÃO iam andar de METRO, até mudarem o qeu está (mt) MAL.

BOM trabalho que vcs estão a fazer. Continuem!

Latin's Lady disse...

Video slots on the web has a fan club of there own, people just can’t get enough. Even when news slots are launched by the different software developers they get a standing ovation and are attacked with an intensity of a wolf mother protecting her cubs. It is like the New Years sale in Bond street where the entire population of crazy housewife’s fight over every garment and will draw blood if need be.

Lucky us the since the slots are online there is no such thing as a queue and you can play when you want. You don’t even have to get dressed.

Not that this has any relevance to who plays slots and who don’t. There is clearly according to the latest polls more women playing slots then men. Men seem to drift towards the poker and table games. But here is something us men have to watch out for, they are coming. And they are also coming in swarms.

And since we men can not do more then one thing at a time (at least that is what the women say) we are in trouble. Take Blackjack, they should be better at handling two and three hands then us. Texas Hold’em is up for grabs because of the pace and many factors in the game. So when you are playing against a women you might want to hold on to your chips (and maybe your hart as well) she could end up owning both of them. Women know we are simple beings, and do have this factor over us when playing face to face. All men are suckers to a nice smile, so in all fairness any poker game that has both men and women in it should be played online.

At least you will not be distracted by that nice perfume drifting in from the women next to you. It is so faint but a man has certain instincts and will try to get a good sniff. So leaning in (ever so careful) I still get booted from a game for trying to look at other peoples cards. And I had a straight lined up. Even the big smile I got from the women next to me did not really soften the blow of getting booted. At least the dealer understood me and just told me to take a break for a while. That is my 2 cents worth on the topic of women and gambling.

Signing off for now and heading towards the slots, someone told me there is a good chance of meeting women there. At least that is what they tell me on http://www.streetslots.com

Pacheco Ferreira disse...

Força e coragem para defender os interesses dos utentes.

Fazem falta à Póvoa mais grupos como o vosso.

Que lutam pelos seus direitos e pela melhoria da vida das populações.

Um Ala Arriba para a CULP

JC disse...

Oh maquinistas!

Apenas se "esquecem" que ha muitas mais paragens e maior comodidade para as pessoas que vivem perto das novas paragens.

Apenas se "esquecem" que a frequencia de viagens e' maior.

Apenas se "esquecem" que so com duas conseguem ter esta frequencia de cruzamentos.

Apenas se "esquecem" de contabilizar quanto e' q custou o comboio antigo e quanto e' q custa manter.

"Esquecem-se"...

JCNunes disse...

Comodidade, com a duração das viagens é algo muito relativo...

Quanto a frenquencia a ver vamos...

Tou certo q aquilo q todos nos, enqto utentes da linha, mais desejamos é q esta va ao encontro das nossas expectativas...

Mas caso isso n aconteça um bem haja para iniciativas como a deste blogue q aqui estara para "por a boca no trombone"!!!

Comissão de Utentes da Linha da Póvoa disse...

Engana-se.

Se leu o documento, verificará que a comodidade é incomparavelmente menor. Talvez se tenha esquecido de o ler, ou não o queira fazer para poder afirmar o que afirma com toda a irresponsabilidade de quem se esconde por detrás do anonimato.

Esperamos em breve poder adicionar fotografias do interior dos comboios para o demonstrar à saciedade.

Só quem não conheceu os comboios é que poderá falar em maior comodidade. Será o seu caso, ou teremos de concluir que está a fazer afirmações em nome de algum interesse que não o dos utentes e munícipes das duas localidades.

A empresa do metro nunca afirmou que a viatura que está em funcionamento é mais cómoda, nem o fez para a eventual futura, os 'TRAM-TRAIN'. Aproximam-se mas mesmo assim ficam muito longe.

A frequência é maior, é verdade, mais precisamente o dobro. Mas a viatura tem menor capacidade, e para transportar os mesmos utentes por hora que o comboio, tiveram que enganar o júri do concurso prometendo 6 pessoas por m^2. O senhor consegue colocar este número de pessoas nesta área sem ser com duas camadas? é a isto que chama maior comodidade?
Mas há mais um aspecto importante e um erro comum, cometido inclusivé pelos técnicos da Metro na argumentação inicial e já abandonada: A frequência máxima sendo de 15 minutos, e a capacidade sendo menor, e no caso, menor do que a procura no início da viagem, resulta que enche logo aí. Os felizardos que aí entrarem, 112 vão sentados, 628 de pé(6 /m2). Quem não quiser ir de pé durante toda a viagem, poderá tentar o próximo, mas nesse caso terá de esperar mais 15 minutos, ou seja, chega atrasado. Pode também tentar o anterior, mas nesse caso tem de se levantar mais cedo, o que equivale em qualquer dos casos a acrescentar 15 minutos à viagem.

E o que acontece com os utentes das paragens posteriores? aqueles que o senhor refere que estão nas novas paragens? os lugares estão tomados, a viagem demora 53 minutos?!!(acertaram em cheio no tempo do comboio). Vão de pé com a densidade referida? aguardam pelo próximo a rezar para ele venha mais vazio? ou ficam a vê-los passar?

O senhor --que não se esqueceu de nada, e que parece ter os números ma´gicos, diga-nos então quanto custa. Ficaremos agradecidos, e retomaremos a conversa a seguir.

E não se esqueça de voltar a esta interessante conversa. Abrimos o blogue para isso.

Anónimo disse...

Concordo com o descontentamento dos autores deste blogue.

Questiono: A tranformação do ramal de Leixões + Linha Vermelha em 1º troço do CVE para VIGO é a a sulução ?

PF ler :http://aptus.gotdns.org/nml/nortugal.info/view.asp?ID=276

José Silva
Nortugal.Info