quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Há um século:

do Porto à Póvoa em 67 minutos!!!



Esta relíquia deveria cobrir de vergonha os responsáveis do Metro.

Em 1907, o vetusto comboio, a carvão, poliçando no arranque com as rodas metálicas nos carris, fazendo faíscas, arrastando toneladas de ferro, madeira, água e carvão, parando em cada uma das 9 paragens, pelo menos 30 segundos, sendo o normal 1 minuto, na linha única e por isso com cruzamentos (2 neste caso) no seu percurso, fazia o trajecto em 1hora e 7 minutos!!!

Nesta altura, a linha terminava na Boavista, e tinha o comprimento de 27,9 km, ora feitas as contas,...

se anda 27,9 km em 67 minutos, quanto anda em 1 hora?

em 60 minutos anda ....... 27,9 * 60 / 67 = 24,9 km/h

uma excelente velocidade comercial (com paragens e 2 cruzamentos) de 24,9 km/h se comparada com a do moderno Metro, um século e 500 milhões de contos --sim de contos-- depois.

a velocidade comercial da linha B é de 28 km/h ( veja aqui )

um ganho de velocidade miserável de 3 km/h.

Não estamos a fazer a apologia do regresso a esse transporte obviamente, estamos a fazer um libelo acusatório ao desbaratar dos dinheiros públicos, da incompetência, da irresponsabilidade, de quem interveio na decisão de converter um transporte de características e exploração suburbana, em uma linha de metro urbano, que além de servir as cidades de Vila do Conde e Póvoa de Varzim com cerca de 20.000 eleitores cada, serve e percorre freguesias com populações com pouco mais de 2.000 eleitores, algumas mesmo com menos.

As palavras são contidas para não ferir susceptibilidades, mas não devem ser mentirosas: é um escândalo.

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Esta relíquia foi-nos indicada pelo Fernando Vilarinho e é a página 14 do “Itinerário dos Comboios”, nº 60, de 1907, disponível na biblioteca digital do web site “O Comboio”, também disponível no blogue: rotacaodifusa

Obrigado Vilarinho.

6 comentários:

Anónimo disse...

É o "progresso"...a andar para trás...HAHAHAHAHAAHAHAH O METRO está a caminho do lucro (a este andar). Enquanto houver "utentes" eles não mudam uma palha. A "alternativa" era arranjar transportes alternativos aos METRO a preços mais convidativos. Ou fazer zelo ao METRO. Os Utentes da linha da Póvoa NÃO iam andar de METRO, até mudarem o qeu está (mt) MAL.

BOM trabalho que vcs estão a fazer. Continuem!

Pacheco Ferreira disse...

Força e coragem para defender os interesses dos utentes.

Fazem falta à Póvoa mais grupos como o vosso.

Que lutam pelos seus direitos e pela melhoria da vida das populações.

Um Ala Arriba para a CULP

Anónimo disse...

Oh maquinistas!

Apenas se "esquecem" que ha muitas mais paragens e maior comodidade para as pessoas que vivem perto das novas paragens.

Apenas se "esquecem" que a frequencia de viagens e' maior.

Apenas se "esquecem" que so com duas conseguem ter esta frequencia de cruzamentos.

Apenas se "esquecem" de contabilizar quanto e' q custou o comboio antigo e quanto e' q custa manter.

"Esquecem-se"...

JCNunes disse...

Comodidade, com a duração das viagens é algo muito relativo...

Quanto a frenquencia a ver vamos...

Tou certo q aquilo q todos nos, enqto utentes da linha, mais desejamos é q esta va ao encontro das nossas expectativas...

Mas caso isso n aconteça um bem haja para iniciativas como a deste blogue q aqui estara para "por a boca no trombone"!!!

. disse...

Engana-se.

Se leu o documento, verificará que a comodidade é incomparavelmente menor. Talvez se tenha esquecido de o ler, ou não o queira fazer para poder afirmar o que afirma com toda a irresponsabilidade de quem se esconde por detrás do anonimato.

Esperamos em breve poder adicionar fotografias do interior dos comboios para o demonstrar à saciedade.

Só quem não conheceu os comboios é que poderá falar em maior comodidade. Será o seu caso, ou teremos de concluir que está a fazer afirmações em nome de algum interesse que não o dos utentes e munícipes das duas localidades.

A empresa do metro nunca afirmou que a viatura que está em funcionamento é mais cómoda, nem o fez para a eventual futura, os 'TRAM-TRAIN'. Aproximam-se mas mesmo assim ficam muito longe.

A frequência é maior, é verdade, mais precisamente o dobro. Mas a viatura tem menor capacidade, e para transportar os mesmos utentes por hora que o comboio, tiveram que enganar o júri do concurso prometendo 6 pessoas por m^2. O senhor consegue colocar este número de pessoas nesta área sem ser com duas camadas? é a isto que chama maior comodidade?
Mas há mais um aspecto importante e um erro comum, cometido inclusivé pelos técnicos da Metro na argumentação inicial e já abandonada: A frequência máxima sendo de 15 minutos, e a capacidade sendo menor, e no caso, menor do que a procura no início da viagem, resulta que enche logo aí. Os felizardos que aí entrarem, 112 vão sentados, 628 de pé(6 /m2). Quem não quiser ir de pé durante toda a viagem, poderá tentar o próximo, mas nesse caso terá de esperar mais 15 minutos, ou seja, chega atrasado. Pode também tentar o anterior, mas nesse caso tem de se levantar mais cedo, o que equivale em qualquer dos casos a acrescentar 15 minutos à viagem.

E o que acontece com os utentes das paragens posteriores? aqueles que o senhor refere que estão nas novas paragens? os lugares estão tomados, a viagem demora 53 minutos?!!(acertaram em cheio no tempo do comboio). Vão de pé com a densidade referida? aguardam pelo próximo a rezar para ele venha mais vazio? ou ficam a vê-los passar?

O senhor --que não se esqueceu de nada, e que parece ter os números ma´gicos, diga-nos então quanto custa. Ficaremos agradecidos, e retomaremos a conversa a seguir.

E não se esqueça de voltar a esta interessante conversa. Abrimos o blogue para isso.

Anónimo disse...

Concordo com o descontentamento dos autores deste blogue.

Questiono: A tranformação do ramal de Leixões + Linha Vermelha em 1º troço do CVE para VIGO é a a sulução ?

PF ler :http://aptus.gotdns.org/nml/nortugal.info/view.asp?ID=276

José Silva
Nortugal.Info