terça-feira, fevereiro 14, 2006

Tudo começou, como sempre com o n.º1



Corria o ano de 2000, primeiro do milénio, mês de Maio, mês de lutas para uns, de rezas para outros, e das duas coisas para os restantes, ou nem por isso...

Sentado comodamente nos assentos almofadados do comboio, depois de um dia de trabalho, e já no fim da leitura do recém distribuído n.º 1 do que viria a ser o actual "infometro", eis que na contracapa do mesmo, e sobe o título " UM VEÍCULO MODERNO seguro e amigo do ambiente" lá mais para o fim,

"...Nas horas de ponta, e com o rebatimento de 48 assentos, a capacidade máxima aumenta para 740 passageiros, 112 sentados e 628 de pé."

Como? 112 sentados e 628 de pé?!!

Aí começaram logo as comparações. Percorri a carruagem do comboio, anotando a lotação de cada uma, afixada à entrada, e fui somando:

uma unidade dupla com (44+24) e a outra com(31+18) = 136+98= 234 lugares sentados.

Ora, para quem como eu apanhava o comboio em Vila do Conde, sabia que ele já vinha com praticamente todos os lugares sentados da Póvoa de Varzim, e sendo a primeira de 13 paragens, tínhamos já ali de fazer o 'jogo da cadeira' e sermos lestos, para evitarmos fazer toda a viagem de 53 minutos de pé até ao Porto. Como seria com apenas 112 lugares?

A cuiosidade ficou desperta e vai daí, procurou-se informação no sítio do metro.

E a nossa perpelexidade não parou de aumentar, quando verificamos que os 628 lugares de pé, seriam conseguidos com a densidade de 6 pessoas por m^2!!!

Procuramos o sítio do fabricante, na altura a ADTRANZ, e lá estava a informação relativa ao concurso do metro do Porto. As características da viatura confirmava os lugares sentados, mas não os de pé, já que a densidade baixava para valores mais razoáveis e de acordo com o 'estado da arte' no transporte urbano: 4 pessoas/m^2.

Alguém comprou gato por lebre, pensamos na altura...

E continuamos à procura de respostas, pois o que já sabíamos não nos sossegava, mas esse relato fica para próximos e interessantes capítulos.

1 comentário:

fernando_vilarinho disse...

já agora ver isto

http://rotacaodifusa.blogspot.com/2005/04/1-hora-e-trinta-de-comboio-da-pvoa-ao_05.html