quinta-feira, fevereiro 23, 2006

47 m para viagens semi-directas ,

57 minutos para as normais.


Mais algumas informações complementares sobre o desenho da exploração comercial da linha da Póvoa

  • Haverá uma viagem rápida por hora, podendo aumentar se a procura o justificar.
  • A viagem rápida até à S.ª da Hora, terá apenas paragens em Vila do Conde e Pedras Rubras.
  • O transbordo na S.ª da Hora será feito para as 5 viaturas por hora que provêm de Matosinhos, mais as 4 que vêm da Maia e ainda as 4 mais lentas da Póvoa. A frequência será de 60/13=4,6m, e o tempo de espera médio 2,3m.
  • O tempo de viagem dos dois serviços, lento e rápido até à S.ª da Hora será respectivamente de 45 e 35 minutos.
  • Descontos de 25% no passe mensal para estudante (Z6 a 34,7€) e 47% para idosos (Z6 a 24,5€).
  • Desconhece-se qual é o período em que haverá o serviço directo.

Comentários:

  • Um serviço rápido por hora é uma oferta insuficiente, quer em termos de capacidade de transporte face à procura, quer em frequência. Como os compromissos não esperam, os utentes com esta baixa oferta têm duas opções: ou vão no rápido e depois esperam meia hora, ou vão nos lentos intercalares; em qualquer dos casos sem ganhos significativos. Mas achamos acertada a abertura a ajustes de oferta de acordo com a procura.
  • O serviço rápido destina-se a servir e melhorar o transporte dos utentes de maior extensão na linha, e que são aqueles que fazem a viagem entre os seus extremos. Assim não é razoável que as freguesias de Mindelo e Vilar do Pinheiro não sejam servidas pela viatura rápida, pois que elas próprias servem várias outras adjacentes, como sejam, Azurara, Árvore, Vila Chã, Modivas e Lidador. Pedras Rubras, para além de se situar já a meio da linha, tem ainda a oferta da linha do Aeroporto.
  • Receamos que as viaturas em hora de ponta, que vêm de Matosinhos e Maia, mas também da Póvoa (lentas) não disponham de lugares suficientes para alocar a totalidade dos utentes da viatura rápida que chegam à S.ª da Hora. Acresce que esta paragem não dispõe de cais com extensão nem de protecção suficiente para os utentes que terão aí de aguardar pelo transbordo.
  • Ao tempo de 35 e 45 minutos, acresce os 2,3m de espera média mais os 12:38m que a empresa do metro, no seu sítio diz ser da S.ª da Hora à Trindade. Feitas as contas temos 35+2,3+12,3=47,3minutos para o rápido e 57,3 minutos para o lento.
  • Os estudantes viram aumentar brutalmente o custo do passe, em virtude da redução ter diminuido de 50% para apenas 25%. O passe para seis zonas custa agora 34,7 contra os 14,8€, um agravamento de 134%.
  • Os restantes utentes, viram aumentar de 24,5 para 46,25€, um aumento de 63%.
  • Com o serviço rápido, haverá um ganho de ---6 minutos--- face ao comboio!
  • A viatura lenta demorará mais ---4 minutos--- face ao comboio.

É o melhor que a Metro consegue, aumentar o tarifário 63% e demorar mais que o comboio!

Não por culpa de quantos lá trabalham, sejamos justos, mas por culpa de quem achou que o Metro era a melhor solução.

1 comentário:

Pedro disse...

47 minutos que record mundial... lol ai deus que tristeza :S