terça-feira, fevereiro 21, 2006

Compare o METRO com o COMBOIO



Comboio
(automotora Alsthom série 9600)
CP

na fotografia 1 unidade dupla
e o



Eurotram - Metro




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Viagem Póvoa-Porto(Trindade) (30km) em 53 minutos, com 13 paragens ou seja, uma velocidade comercial de 34 km/h. Distância média entre paragens: 2,3 km.
O Metro terá 27 paragens, sendo a velocidade comercial da linha vermelha até Pedras Rubras de 28 km/h, o que faz prever uma duração de 71 minutos, mais 18 minutos de viagem Póvoa-Porto(Trindade). Distância média entre paragens: 1,2 km.

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Cada composição era formada por duas viaturas duplas com 4/5 dos lugares sentados, almofadados e com encosto de cabeça, no total para duas viaturas duplas 234 sentados + 56 de pé = 290. Nas horas de ponta, a composição era de 3 viaturas duplas com lotação de 2*136+98=370 sentados e 3*28=84 de pé.
As viaturas ligeiras ao serviço do metro (EUROTRAM), comportam apenas duas unidades, com 56 lugares sentadas cada, perfazendo 112 contra os 234 do comboio. Os bancos são de plástico duro, sem apoio de rins ou de cabeça.

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As viaturas (Alsthom série 9600) tinham casa de banho, prateleiras para pequenos volumes, espaço para grandes volumes e encomendas, W.C., cortinas e aquecimento.
Não têm W.C., prateleiras nem cortinas essencial para protecção da insolação (a linha circula no sentido norte-sul, e por isso, tem o sol sempre ou de este ou de oeste durante mais de uma hora de viagem), nem zona de encomendas grandes ou transporte de bicicletas, limitando o transporte destas apenas a horários fora da hora de ponta.

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As estações tinham W.C., telephone e os abrigos nos cais tinham uma profundidade de cerca de dois metros para proteger os utentes das intempéries
Os abrigos nas paragens são minimalistas, sem profundidade de cobertura suficiente para proteger os utentes das intempéries, não têm telefone público ou W.C., sendo que muitas delas são localizadas em zonas rurais e longe de habitações.

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A CP –a sua unidade de suburbanos do Grande Porto- tinha e tem ainda em vigor, uma parceria com a STCP no sentido de promover a intermodalidade, podendo os utentes da CP comprar o passe da STCP com desconto de cerca de 1/3 do seu custo, permitindo aos utentes com a compra do passe do tipo A (cidade), circular em toda a cidade do Porto, correspondendo hoje na rede do Metro, a três zonas (C1, C2 e C6).
A intermodalidade e por conseguinte a mobilidade dos utentes foi reduzida. Com efeito, a CP tem intermodalidade com a STCP, pagando os possuidores de passe da CP apenas 2/3 do custo do passe de cidade da STCP, que permite aos utentes circular por toda a cidade e em todos os autocarros (interior da circunvalação a norte e este, limitado pelo rio douro a sul e o oceano a oeste), ao contrário do ‘andante’ que para a mesma área apresenta três zonas, C1, C2 e C6, sendo que a intermodalidade está afecta a cada uma dessas zonas e dentro destas, apenas a alguns autocarros. O preço da intermodalidade para áreas equivalentes é muito superior.

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A CP e a STCP, a exemplo do que acontece também com a CARRIS e a Metro de Lisboa, têm passes para a 3ª idade e para os estudantes a preços reduzidos (redução de 50% para estudantes).
O sistema de bilhética do Metro e do ‘andante’ não contempla passes sociais, nem para estudantes nem para idosos. Os estudantes passarão a pagar pelo passe mensal, 46,25€ contra os actuais 14,8€ que corresponde ao preço da CP com desconto de 50% praticados no momento da interrupção da linha, acrescido das actualizações da inflação. Os utentes normais, pagarão 46,25€ para a viagem típica Póvoa de Varzim, Vila do Conde para Porto-Trindade, contra os actuais 29,5€. Um aumento para os estudantes de 96% e 56,8% para o passe normal.


Fontes consultadas:


Rede (zonamento)

Como funcionam as zonas

passes sociais da STCP

tarifário da CP ainda em vigor nos transportes alternativos

tarifário do Metro

Velocidade comercial da linha B do Metro (linha B)

galeria de imagensdo comboio ALSTHOM série 9600

1 comentário:

Anónimo disse...

Perferia ver as CP 9600 a circular na
Póvoa do Varzim. O metro do Porto foi
um erro porque tem menos vantagens do
que o comboio. Demora mais tempo a
fazer a mesma viagem.