quarta-feira, fevereiro 22, 2006

FRESQUINHAS: Linha da Póvoa abre a 18 de Março !

O presidente da Comissão Executiva do Metro acabou de anunciar:

  • O Metro abrirá a linha da Póvoa a 18 de Março.
  • Haverá um serviço semi-directo com transbordo na S.ª da Hora, com paragem em Vila do Conde e Pedras Rubras.
  • Haverá descontos para estudantes que pagarão 34,07€ e idosos que pagarão 24,5€.


Os nossos comentários são:

  1. O transbordo será problemático, pois que o serviço directo terá muita procura e duvidamos que na S.ª da Hora haja cabimento nas viaturas que vêm da Maia e Matosinhos para os utentes da Póvoa.
  2. Então os utentes da CP têm descontos de 50% para estudantes, e no metro só têm 26% ?!!! Nós cidadãos-utentes do mesmo serviço de transportes públicos, participados socialmente pelo estado? Quem vem de Espinho, do Marco de Canaveses,ou da Trofa de comboio, ou ainda, os que circulam de autocarro no Porto ou em Lisboa, têm mais participação social do Estado dos que vêm da Póvoa? a que propósito?
  3. O transporte rápido não é para encurtar a viagem a quem nela permanece mais tempo? e estes não são os utentes dos concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim? Então como explicam que haja paragem em Pedras Rubras, que fica a meio do percurso, e não em Mindelo e Vilar do Pinheiro? Sabemos que Pedras Rubras tem muita procura, mas Mindelo e Vilar do Pinheiro juntos também, e ficam mais afastados do fim da linha, servindo as restantes paragens adjacentes, justificando por isso ser servidos pelo rápido.

Os utentes destas duas paragens devem pressionar os respectivos presidentes de Junta e a Câmara de Vila do Conde para defender os seus direitos.

cumprimentos,

CULP

3 comentários:

biZarre disse...

muito bem dito! começo a n saber o q dizer, pq parece-me td tão absurdo.. sinto-me um joguete q mora a 25 km do porto e vai demorar UMA hora a lá chegar!
e sou estudante q vai pagar como gente grande.. anda tudo parvo..

JCNunes disse...

... E AINDA HA MUITO POR EXPLICAR ...

Qual será a frequencia dessas viagens semi-diretas (que a metro nem explica no seu site que obrgarao a um transbordo!! ... q conveniente...) e das viagens com paragem em todas as estações?

Para qd viagens directas? So com os veiculos train? Sera q havera efectivamente autorizacao p a sua compra... ou a qualidade do serviço vai-se manter a inicial?

Outro assunto curioso, e q ainda n vi mencionada em nenhum lado, prendesse com o aumento sucessivo dos preços das viagens dos transportes alternativos.
Em Dezembro uma viagem Povoa-Trindade (que obriga à aquisicao de um titulo de transportes alternativos Z6) custava 1,20 EUR, em Janeiro passou para 1,35 EUR, e ja este mes 1,40 EUR! Fico com a ideia que o que os senhores da metro pretendem é "ir habituando" os utentes a preços mais altos de modo a que nao estranhem tanto o valor de 1,85 EUR, que sera o custo do titulo intermodal Z6 necessario para relaizar a viagem quando o Metro chegar à Póvoa!!

Pedro disse...

Eu acho que só deveria parar na Vila e seguir em frente e parar a partir da Senhora da Hora. Transbordo é que não!!!!

É preciso fazer algo. Andam a brincar connosco.